FNNIC

Fundação de Neurologia e Neurocirurgia Instituto do Cérebro

Em 1992 um grupo de eminentes profissionais da área médica reúnem-se para formar a Fundação de Neurologia e Neurocirurgia, com intuito de criar um centro integrado para o estudo e tratamento dos distúrbios do sistema nervoso, preenchendo uma lacuna que havia no estado da Bahia com relação a essa área do conhecimento médico.

Após 02 anos a Fundação de Neurologia e Neurocirurgia passa a funcionar para atendimento à população nas dependências do então Hospital Espanhol, oferecendo como serviços o atendimento de consultório nas especialidades de neurologia, neurocirurgia e psiquiatria e os exames de eletroencefalografia e eletroneuromiografia.

Em 1997 inaugura-se a sede própria no imóvel localizado na rua Deocleciano Barreto, no bairro da Graça, onde funciona até hoje. Com a ampliação foram agregadas novas especialidades, sempre relacionadas ao tratamento de problemas do sistema nervoso como psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e novos exames complementares como tomografia computadorizada e ecodoppler.

Com a sede própria foi possível aumentar o projeto de atendimento gratuito e voluntário que caracteriza a função social da FNN, bem como a criação de estágio extracurricular para estudantes de medicina, fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia, confirmando a vocação de espaço de pesquisa científica e ensino.

 

Em 1998 foi criada a Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria com intuito de divulgar a produção científica própria e fomentar a discussão sobre temas relacionados aos distúrbios do sistema nervoso. Atualmente a revista é produzida apenas na sua forma eletrônica.

Visando atender a demanda de áreas diferentes da cidade em 2010 foi inaugurada uma filial da FNN localizada nas dependências do Hospital da Bahia, no bairro da Pituba, sendo esta unidade posteriormente transferida para o edifício CEO Salvador Shopping, um centro empresarial moderno localizado na vizinhança do referido shopping, facilitando o acesso de moradores da região norte da cidade, região metropolitana e mesmos os provenientes de outras cidades através da rodoviária e acesso norte.

Estrutura

A Fundação atualmente possui uma estrutura de 15 consultórios, sendo 13 em sua unidade Chame-Chame e 02 consultórios na unidade CEO Salvador Shopping que também conta com uma sala de exames com equipamentos modernos oferecendo um atendimento de qualidade a seus pacientes.